O cenário empresarial passa por diversas mudanças. Por isso, uma empresa que implementa soluções novas se diferencia no mercado. Um ponto que oferece diferentes opções é o modo de remuneração. Um modelo que vem ganhando bastante espaço é o pagamento on-demand. Você sabe o que é salário sob demanda?

Essa modalidade está se popularizando por permitir mais flexibilidade aos colaboradores e aliviar muitos problemas financeiros que surgem com a tentativa de conciliar o pagamento às datas de vencimento das contas. Essa preocupação com o dinheiro é um gatilho constante que acaba atrapalhando a vida pessoal e comprometendo o desempenho profissional.

O Brasil permite algumas formas de remunerar os funcionários e essa modalidade pode ser ainda mais vantajosa. Para saber mais sobre a prática, continue a leitura!

O que é o salário sob demanda?

Nesse formato de remuneração, o trabalhador solicita e recebe o salário proporcional aos dias trabalhados no mês. Para isso, basta pedir o adiantamento sempre que desejar. Trata-se então de um modo de remunerar os profissionais de acordo com os dias já trabalhados, mas que ainda não foram pagos. Com isso, o funcionário não precisa esperar pelo dia de pagamento para contar com o dinheiro.

Quais são os principais benefícios dessa modalidade?

Esse modelo de pagamento é muito vantajoso tanto para o empregador quanto para o empregado, com impactos na produtividade dos funcionários. Confira, a seguir, os principais benefícios dessa prática!

Maior controle financeiro

O acesso instantâneo ao salário gera maior controle financeiro para os funcionários, que passam a determinar como e quando vão utilizar seu pagamento. Isso aumenta a autoconfiança e dá ao colaborador controle sobre sua vida financeira. Ao manter os assuntos financeiros em dia, ele alivia o estresse causado por questões de dinheiro e encara melhor as outras demandas da rotina.

Sem preocupações com pedidos de adiantamento

Um dos principais problemas sociais é a preocupação com o dinheiro. Para honrar o pagamento das dívidas, muitas vezes o funcionário precisa solicitar adiantamentos da sua remuneração para o empregador. Nesse sentido, a implementação do salário sob demanda acaba com essas solicitações, pois o profissional passa a ter total autonomia para requerer os saques sem necessidade de intermediários.

Quais são as desvantagens do salário sob demanda?

Apesar de essa prática ser muito vantajosa, é preciso ter atenção às desvantagens ao utilizar esse serviço. Saber os possíveis problemas é um modo de antecipar as soluções. Confira!

Necessidade de educação financeira

Essa modalidade gera bastante flexibilidade e autonomia para os colaboradores. Essas características, embora muito positivas, levam à necessidade de mais conhecimento sobre saúde financeira. Nesse sentido, a educação financeira garante que o próprio profissional cuide de seu planejamento e aprenda a controlar a entrada e saída de dinheiro.

Maior controle do que foi recebido

No mesmo sentido que o item anterior, a autonomia concedida com o salário sob demanda permite que o colaborador solicite a quantia desejada a qualquer momento do mês. Contudo, essa flexibilidade exige maior controle dos recebimentos para que ele saiba quanto ainda tem disponível e consiga evitar gastar mais do que deveria, o que acabaria excedendo seu saldo total.

Como ficam os direitos trabalhistas na modalidade salário sob demanda?

O salário sob demanda é uma forma de adiantamento de parte da remuneração integral do trabalhador. Embora não citado de forma precisa, esse modelo se enquadra no artigo 462 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é o dispositivo que traz a definição de adiantamento salarial.

Nesse sentido, a legislação autoriza o desconto do adiantamento, por meio de solicitação do empregado, ou quando concedido espontaneamente pelo empregador. A empresa que oferece essa opção precisa ficar atenta aos prazos de pagamento dos salários, assim como às demais regras correlatas sobre remuneração para que todas elas sejam respeitadas.

Problemas com dinheiro e pagamentos sempre causam impactos na rotina e na vida dos trabalhadores. Por isso, saber o que é o salário sob demanda pode fazer a diferença para que o empregado acompanhe o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas relacionadas a essa prática. Em caso de dúvidas, vale sempre a pena consultar um advogado especializado nessa área.

Gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como esse!

Powered by Rock Convert